terça-feira, 21 de junho de 2011

10 MOTIVOS PARA VOCÊ ADOTAR HÁBITOS SAUDÁVEIS

1. Pão francês por integral - Eis uma forma de começar o dia protegendo as artérias. A massa integral presenteia o organismo com boas doses de fibras. Esse ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que moram no intestino. Bem nutridas, algumas delas fabricam mais propionato, uma substância que tem tudo a ver com os níveis de gordura na circulação. “Ao chegar ao fígado, ela diminui a produção de colesterol”, explica a gastroenterologista Jacqueline Alvarez-Leite, da Universidade Federal de Minas Gerais. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue.
2. Leite integral por desnatado - Esse esquema garante a entrada do cálcio, tão caro aos ossos, sem um bando de penetras gordurosos. A bebida desnatada tem o mesmo teor do mineral, com a vantagem de ostentar menos ácidos graxos saturados. O excesso desse tipo de gordura eleva os níveis de LDL, a fração ruim do colesterol. “Isso porque reduz o número de receptores que captam LDL nas células”, ensina a nutricionista Ana Maria Pita Lottenberg, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Se esse mecanismo não funciona direito, o colesterol vaga no sangue, pronto para se depositar na parede das artérias.
3. Óleo de soja e outros por azeite - O ganho dessa troca vem da combinação entre gorduras benéficas e antioxidantes que povoam o óleo de oliva. Uma de suas vantagens é fornecer doses generosas de ácidos graxos monoinsaturados. “Eles não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a erguer um pouco as taxas de HDL, o colesterol bom”, afirma o cardiologista Raul Dias dos Santos, do Instituto do Coração de São Paulo. “Além disso, os compostos fenólicos do azeite evitam a oxidação do colesterol, fenômeno que propicia a formação das placas”, completa Jorge Mancini, diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.
4. Pizza de mussarela pelas de vegetais - A ideia pode não agradar aos fãs mais puristas das pizzarias, mas presta um enorme serviço aos vasos sanguíneos. Deixar camadas e mais camadas de queijo de lado de vez em quando significa podar gordura saturada do cardápio. Como você viu, ela protagoniza o disparo do LDL, o tipo perigoso do colesterol. Substituir a mussarela ou a quatro queijos pelas redondas cobertas de vegetais é uma saída para degustar pizzas sem receio. Opções não faltam — vale pizza de escarola, de rúcula, de brócolis e até de abobrinha. E elas oferecem um bônus: pitadas de fibras e antioxidantes.

5. Salgadinhos por castanhas - Essa troca é destinada àquele momento em que pinta a fome no meio do dia. Solução fácil, mas nada saudável, seria recorrer aos salgadinhos ou biscoitos recheados, petiscos que costumam contar com gordura trans em sua receita. “Ela não só faz aumentar o LDL como ainda contribui para derrubar o HDL”, alerta Ana Maria Lottenberg. Para escapar da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes — legítimos depósitos da gordura monoinsaturada, que faz exatamente o trabalho oposto. “As oleaginosas ainda são fontes de antioxidantes”, lembra Jorge Mancini.
6. Cereais açucarados por aveia - A aveia tem fama de ser um dos cereais mais nutritivos do planeta. Por isso merece um espaço logo no café da manhã — seja na forma de flocos, seja no mingau. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina comprova, mais uma vez, sua capacidade de cortar a gordura que sobra no sangue. “A aveia é rica em betaglucanas, fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol”, explica a autora, Alicia de Francisco, que também é coordenadora para a América Latina da Associação Americana de Químicos de Cereais. “Observamos que elas ainda aumentam o HDL.”

7. Bauru por peito de peru e queijo branco - Calma, não pretendemos condenar ao ostracismo um lanche tão tradicional como o bauru. O problema é que ele deixa a desejar se as taxas de colesterol já rumam aos céus. Basta averiguar seus ingredientes: queijo prato e presunto, redutos de gordura saturada e colesterol. Que tal substituí-lo por um sanduba de peito de peru e queijo branco, que é mais esbelto do que seu congênere? Experimente. Só é preciso ficar atento ao tamanho do lanche. Ora, uma gigantesca baguete recheada pode fornecer mais calorias e gorduras do que um bauru de porte modesto.

8. Camarão por peixe - Convenhamos: frutos do mar não são tão frequentes no prato do brasileiro. Mas vale ficar atento durante aquela viagem à praia para não se abarrotar de camarões. Eles encabeçam o ranking marinho de colesterol — são 152 miligramas da gordura em uma porção de 100 gramas. Ou seja, quase o triplo do que é oferecido pela mesma quantidade de um peixe gordo como o salmão. Esse pescado se sai melhor também por outro motivo: ele é carregado de ômega-3. E uma nova pesquisa da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, revela: o ômega diminui a captação de LDL pela parede das artérias, prevenindo as placas.

9. Picanha por lombo - O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignon, e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica à carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte rechonchudo. “Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente”, ensina Ana Maria. Até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente já estão emaranhadas na carne.

COMO MUDAR OS MAUS HÁBITOS ALIMENTARES

O primeiro passo é livrar-se das tentações: limpe a geladeira e a despensa de todas as besteiras. A idéia é tirar as coisas de seu alcance e dificultar o acesso a elas.


Uma dieta saudável começa por consumir pelo menos três frutas diariamente, pois além de hidratar o corpo, a fruta contém fibras e vitaminas, que melhoram o funcionamento do intestino, regula a síntese dos hormônios deixando a pele e os cabelos mais bonitos.


Pela manha o corpo precisa de todos os nutrientes para funcionar melhor e é a melhor hora em que nosso organismo mais absorve o cálcio. Por isso introduza alimentos como iogurte, leite desnatado e queijo.









Outra dica é comer frutas, pois é quando o intestino funciona melhor. Vale lembrar que, o que ingerimos pela manha será queimado ao logo do dia e convertido em energia, portanto, não engorda.


A alimentação influencia na saúde da pele, dos cabelos e na (intensidade da) celulite. A abundancia de legumes, verduras e frutas na dieta aumentam o vigor da pele e dos cabelos. Em relação à celulite, a única forma de preveni-las é manter a rede linfática funcionando bem, e para isso é preciso diminuir o consumo de açúcar, farinha de trigo, queijos e frituras.


Para começar a introduzir novos alimentos na dieta, vá com calma. A cada semana acrescente um item que não tem o hábito de comer. Quem não simpatiza com legumes e verduras, deve optar por combinações como: brócolis com arroz, chuchu com carne moída… é uma forma de se familiarizar com esses alimentos.


Vontade de mudar todos tem, mas a determinação necessária vem em momentos estratégicos – como os meses antes do verão ou os anos antes de um aniversário redondo. Mas, se quer mudanças, não espere a próxima segunda, comece agora, porque não? Você vai ver como as coisas ao redor também irão mudar.

DICAS DE COMO PERDER PESO RAPIDAMENTE APROVADO PELOS MÉDICOS


Pesquisas realizadas recentemente na Europa mostram que algumas atitudes simples no dia a dia podem ajudar a perde de forma saudável e sem passar fome.
Especialista afirma que superdietas, remédios milagrosos e alimentos que ajudam a perder peso em um curto espaço de tempo sem nenhum esforço não passam de mitos e podem causar diversos problemas de saúde.
“Alguns casos da obesidade precisam da orientação de um especialista sobre o uso de remédios” ressalva o endocrinologista Laerte Damasceno.


Confira dicas do médico
Não elimine refeições – Quando se elimina uma das refeições, o cérebro tenta compensar essa falta e “implora” por alimentos calóricos. É a reação da grelina, hormônio responsável pela sensação de fome. Essa reação leva ao desejo inconsciente de preferir alimentos mais calóricos.
Mude o tamanho do prato – Trocar o prato de 30 cm de diâmetro por um de 25 cm equivale a comer cerca de 22% a menos. Quanto mais a oferta dos alimentos, instintivamente come-se mais.
Proteína sacia por mais tempo – Com 10% a mais de proteína nas refeições, come-se menos. Isso porque quando um alimento trafega pelo sistema digestivo, o hormônio PYY, responsável pela saciedade, é ativado. Ao atingir o cérebro, ele suprime os sinais da fome. A proteína circula por um tempo maior e por isso sacia mais.
Sopa fica mais tempo no estômago – A sopa possui mais volume que a comida sólida e fica um tempo maior no estômago. Já o alimento sólido expande ligeiramente o estômago e passa direto para o intestino, ficando apenas restos para a digestão.
Mas é importante intercalar as refeições. A mastigação ativa o hipotálamo e informa ao cérebro que o organismo esta sendo alimentado.
Variedade faz comer mais – Nosso organismo procura variedade na comida instintivamente. Em um self-service, o cérebro assume o controle e nos faz comer até 30% a mais do que quando se tem uma escolha limitada. Comer assistindo televisão ou rápido demais também ajuda a engordar. O ideal é que a refeição dure em média 20 minutos.

SOLSTÍCIO DE INVERNO


Solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o inicio do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de junho no hemisfério sule 22 de dezembro no hemisfério norte.
Esta data também era de grande importância para diversas culturas antigas, que de um modo geral a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento.

A palavra solstício vem do latim sol (Sol), e sistere (que não se move).
O solstício de inverno ocorre quando o sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Embora sua data não seja a mesma em todos os anos, pode-se dizer que ocorre normalmente por volta do dia 22 de dezembro no hemisfério norte/21 de junho no hemisfério sul.


Esse momento não é fixo no calendário gregoriano em função do ano tropical da terra não ser um múltiplo exacto de dias.

Importância Cultural e Religiosa

Esta data tinha grande importância para diversas culturas antigas que geralmente realizavam celebrações e festivais ligados às suas religiões.


Chineses

No calendário chinês, o solstício de Inverno chama-se dong zhi (chegada do Inverno) e é considerado uma data de importância extrema, visto ser aí festejada a passagem de ano.


Europa pré-cristã

Os povos da Europa pré-cristã, chamados pelos católicos de pagãos, tinham grande ligação com esta data.
Segundo alguns, monumentos como Stonehenge eram construídos de forma a estarem orientados para o por do sol do solstício de inverno e nascer do sol no solstício de verão.


Roma antiga

Entre os romanos os festivais eram muito populares. O período marcava a Saturnália, em homenagem ao deus Saturno. O deus persa Mitra, também cultuado por muitos romanos, teria nascido durante o solstício. Divindades ligadas ao Sol em geral eram celebradas no solstício também.
Com a introdução do cristianismo no Império Romano houve, por parte da Igreja Católica, uma tentativa de cristianizar os festivais "pagãos". Há indícios de que a data de 25 de dezembro foi escolhida para representar o nascimento de Cristo já no século IV. Há evidência bíblica de que Jesus não teria nascido durante o inverno, pois, no momento do nascimento, pastores estavam cuidando de seus rebanhos nas vigílias da noite, e o período do solstício, visto como o renascimento do Sol, carrega forte representatividade. Além disso, conseguiu aproveitar a popularidade das festividades da época.


Neopaganismo

Hoje esta data é revivida na celebração do Sabbat Neopagão Yule. Que revive algumas antigas tradições religiosas dos povos europeus pré-cristãos.