sexta-feira, 24 de junho de 2011

INVERNO

A palavra Inverno vem do latim: hibernu, tempus hibernus.
Esse tempo hibernal está associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso.



É a estação que sucede o Outono e antecede a Primavera. Durante este período o principal sistema meteorológico é a frente fria.
Outro aspecto que se observa nesta estação são as constantes inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas.
Solstício vem do latim: solstitiu = Sol Parado.
É correspondente aos extremos máximos do deslocamento do Sol, o qual inverte o seu sentido de deslocamento, portanto o Sol precisa parar seu movimento para retornar.

FESTA DE SÃO JOÃO - FESTAS JUNINAS


Festas juninas, festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "festa de São João".
Essas celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa — Dinamarca, Estónia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega e Suécia —, mas são encontrados também na Irlanda, na Galiza, partes do Reino Unido (especialmente na Cornualha), França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, outras partes da Europa, e em outros países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.





Origem da fogueira

De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (25 de dezembro) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.junio Camargo.


O uso de balões
O uso de balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil, está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses para o Brasil, e ele se mantém em ambos lados do Atlântico, sendo que é na cidade do Porto, em Portugal, onde mais se evidência. Fogos de artifício manuseados por pessoas privadas e espetáculos pirotécnicos organizados por associações ou municipalidades tornaram-se uma parte essencial da festa no Nordeste, em outras partes do Brasil e em Portugal. Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Em Portugal, pequenos papéis são atados no balão com desejos e pedidos. Os balões serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltos de cinco a sete balões para se identificar o início da festança. Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida porlei em muitos locais, devido ao risco de incêndio.
Durante todo o mês de junho é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas, conhecidas por nomes como traque, chilene, cordão, cabeção-de-negro, cartucho, treme-terra, rojão, buscapé, cobrinha, espadas-de-fogo.

O mastro de São João
O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos. Tendo hoje em dia uma significação cristã bastante enraizada e sendo, entre os costumes de São João, um dos mais marcadamente católico, o levantamento do mastro tem sua origem, no entanto, no costume pagão de levantar o "mastro de maio", ou a árvore de maio, costume ainda hoje vivo em algumas partes da Europa.
Além de sua cristianização profunda em Portugal e no Brasil, é interessante notar que o levantamento do mastro de maio em Portugal é também erguido em junho e a celebrar as festas desse mês — o mesmo fenômeno também ocorrendo na Suécia, onde o mastro de maio, "majstången", de origem primaveril, passou a ser erguido durante as festas estivais de junho, "Midsommarafton". O fato de suspender milhos e laranjas ao mastro de São João parece ser um vestígio de práticas pagãs similares em torno do mastro de maio. Em Lóriga a tradição do Cambeiro é celebrada em Janeiro.
Hoje em dia, um rico simbolismo católico popular está ligado aos procedimentos envolvendo o levantamento do mastro e os seus enfeites.


A Quadrilha
A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a "quadrille", em voga na França entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. A "quadrille" francesa, por sua parte, já era um desenvolvimento da "contredanse", popular nos meios aristocráticos franceses .

PASSOS IMPORTANTES PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e janta) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições e não exagere na quantidade.
Fazendo todas as refeições você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de gastrite, de ficar com muita fome ou exagerar na quantidade quando for comer. Evite “beliscar” entre as refeições, isso vai ajudar você a controlar o peso. O consumo freqüente de sal, gorduras, açúcar, doces, refrigerantes, salgadinhos e outros alimentos industrializados aumentam o risco de doenças como câncer, obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração. Escolha os alimentos mais saudáveis lendo as informações e a composição nutricional nos rótulos dos alimentos


2. Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais, como arroz, milho e trigo; tubérculos como a batata; raízes como mandioca/macaxeira/aipim; pães e massas nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
Estes alimentos são a mais importante fonte de energia, e devem estar entre os principais componentes da maioria das refeições, pois são ricos em carboidratos. Distribua seis porções desses alimentos nas principais refeições diárias (café, almoço e jantar) e nos lanches.


3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Devem estar presentes nas refeições, pois contribuem para a proteção à saúde e diminui o risco de ocorrência de várias doenças. Dê preferência aos alimentos crus e procure combinar verduras e legumes de maneira que o prato fique colorido, garantindo assim diferentes nutrientes.


4. Coma feijão com arroz todos os dias, ou pelo menos cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
Misture uma parte de feijão para duas de arroz, cozidos. Use também outros tipos de leguminosas (soja, grão de bico, ervilha seca, fava, lentilha). As sementes (de girassol, gergelim, abóbora e outras) e as castanhas (do Brasil, de caju, nozes, amendoim, amêndoas e outras) são fontes de proteínas e de gorduras de boa qualidade.


5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes do preparo torna estes alimentos mais saudáveis.
Leite e derivados são as principais fontes de cálcio na alimentação. Carnes, aves, peixes e ovos fazem parte de uma alimentação nutritiva e contribuem para a saúde e para o crescimento saudável. Todos são fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Prefira peixe e frango à carne vermelha. Dê preferência também às carnes magras. Consuma lacticínios com menores quantidades de gorduras (desnatados). As gestantes, contudo, devem dar preferência a esses alimentos na forma integral, exceto quando houver orientação de médico ou nutricionista.


6. Consuma no máximo uma porção de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, embutidos (salsicha, lingüiça, salame, presunto, mortadela), queijos amarelos, frituras e salgadinhos.
Use pequenas quantidades de óleo vegetal para cozinhar (canola, girassol, milho, algodão e soja). Prepare os alimentos com pouco óleo: assados, cozidos, ensopados e grelhados.
Use azeite de oliva para temperar saladas, sem exagero. Evite usá-lo para cozinhar, pois perde sua qualidade nutricional quando aquecido. Prefira margarinas sem sal e com baixos níveis de gorduras trans. Procure essa informação no rótulo do produto.


7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os no máximo duas vezes por semana.
Consuma no máximo uma porção do grupo dos açúcares e doces por dia. Valorize o sabor natural dos alimentos e das bebidas evitando ou reduzindo o açúcar a eles adicionado. Diminua o consumo de refrigerantes e de sucos industrializados; a maioria dessas bebidas contém corantes, aromatizantes, açúcar ou edulcorantes (adoçantes artificiais) que não são saudáveis.


8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
A quantidade de sal diária deve ser, no máximo, de uma colher de chá rasa por pessoa, distribuída em todas as refeições do dia. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, embutidos (salsicha, lingüiça, salame, presunto, mortadela), salgadinhos e outros produtos industrializados, como conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos. Leia o rótulo dos alimentos e prefira aqueles com menor quantidade de sódio. O consumo excessivo desta substância aumenta o risco de hipertensão arterial e doenças no coração e nos rins.


9. Beba pelo menos dois litros (de seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
A água é muito importante para o bom funcionamento do organismo das pessoas em todas as idades. O intestino funciona melhor e o corpo se mantém hidratado.


10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
Além da alimentação saudável, a atividade física regular é importante para manter um peso saudável.
Movimente-se! Descubra um tipo de exercício agradável, pois o prazer também é fundamental para a saúde. Caminhe, dance, ande de bicicleta, jogue bola, brinque com as crianças. Aproveite o espaço doméstico e público para movimentar-se. Convide os vizinhos, amigos e familiares para acompanhá-lo. Evitar o fumo e o consumo freqüente de bebida alcoólica também ajuda a diminuir o risco de doenças graves como câncer e cirrose, e pode contribuir para melhorar a qualidade de vida.