segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CALDO DE CANA - BRASIL

Caldo de Cana - Brasil



Caldo de Cana ou Garapa é o nome que se dá ao líquido extraído da cana-de-açúcar no processo de moagem.
é rico em sacarose, sendo usado como matéria-prima na fabricação de açúcar, etanol (álcool etílico) e cachaça. O resíduo industrial na destilação, para fabricação de álcool e cachaça, é o melaço, ou mel-de-furo.

O caldo de cana é consumido também in natura, como alimento muito energético. é ainda apreciado após iniciado seu processo de fermentação, embora haja controvérsia quanto aos efeitos de tal ingestão no organismo, se benéfico ou não. Neste estado, em fermentação, adquire sabor semelhante ao do aluá, bebida fermentada típica das festas juninas brasileiras, similar ao quentão, como é chamada ao Sudeste do país.
Também é utilizado como base para a produção do melado e rapadura, alimentos muito populares na região nordeste do Brasil.

O valor nutricional da cana está diretamente ligado ao seu alto teor de açúcar (40% a 50% de açúcares na matéria seca), uma vez que o seu conteúdo proteico é extremamente baixo, o que lhe confere a característica de ser um alimento muito desbalanceado em relação a seus nutrientes.

A cana é uma planta composta em média d, de 65% a 75% de água, mas seu principal componente é a sacarose, que corresponde de 70% a 91% de substâncias sólidas solúveis. O caldo conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar, entre eles minerais (de 3% a 5%) como ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo, magnésio e cloro, além de vitaminas do complexo B e C.
a planta contém ainda glicose (de 2% a 4%), frutose  (de 2 a 4%), proteínas (0,5% a 0,6%), amido (0,001% A 0,05%), cera e graxos (0,05% a 0,015%) e corantes, entre (3% e 5%).

Além desses o caldo-de-cana é composto por antioxidantes: ácidos fenólicos (cafeico, sináptico e isômeros de ácido clorogênico), flavonoides (apigenina, luteolina e derivados de tricina) e outros compostos fenólicos.
O consumo de apenas 250ml resulta na ingestão de 40mg de fenólicos representando, dessa forma, uma fonte desses compostos antioxidantes na dieta.

Imagens da Net
Canavial
Cana pronta para ser preparada para a moagem.
Cana pronta para a moagem, descascada e lavada.
Moagem da cana para o preparo do suco.
Caldo de cana, puro ou acrescido de frutas como o maracujá, o morango e o limão, entre outras, fica delicioso e é um excelente antioxidante que ajuda a proteger as membranas de nossas células.
Bastante comum no Brasil, ser apreciado com pastéis (hmmmmm...muito bom!) ou mesmo com o lanche de sua preferência!  ;)