sexta-feira, 6 de julho de 2012

8 de Julho - Aniversário de Sergipe-Brasil


FERIADO NO ESTADO DE SERGIPE.

Aniversário da Autonomia Política de Sergipe.


Há exatos 192 anos, no dia 8 de julho de 1820, o território de Sergipe Del Rey se desvinculou da Província da Bahia. Numa manhã do dia 8, foi promovida uma programação especial para comemorar a emancipação política de Sergipe, iniciada às 9h, em frente ao Palácio Museu Olímpio Campos, com uma solenidade cívica de hasteamento da bandeira e revista da tropa da Polícia Militar.

As comemorações tiveram prosseguimento com a palestra do historiador Luiz Antonio Barreto. Presente no evento, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a importância da celebração da autonomia política do Estado e destacou a braveza do povo sergipano. "Esse é um momento de reafirmar a consolidação da coragem da nossa gente. Apesar de sermos o menor estado do país, nos destacamos pela grandiosidade da nossa cultura e coragem. Hoje temos que comemorar por Sergipe ter uma base cultural sólida, uma classe empresarial competente e trabalhadores fortes, o que permite a nossa autonomia", afirmou o prefeito.

Ainda na ocasião, Edvaldo Nogueira destacou o desenvolvimento da capital sergipana nos últimos anos, consolidando a autonomia do Estado. "É justamente pela valentia do povo sergipano que temos alcançado, em Aracaju, melhorias nas áreas de saúde, educação e limpeza da cidade. Fico feliz em contribuir com o desenvolvimento e o progresso da capital sergipana, sem deixar de agradecer aos prefeitos anteriores que também trabalharam para o crescimento de Aracaju", disse o prefeito.
Emancipação política

Iniciada com a edição da Carta Régia, em 8 de julho de 1820, a emancipação política de Sergipe marca o começo da independência e autonomia econômica do estado. A perda do vínculo de Sergipe com a Bahia foi resultado de uma luta empreendida pela elite produtora local, formada por senhores de engenho e criadores de gado.

Antes dessa data histórica, Sergipe sofreu com uma longa exploração, fornecendo carne e açúcar para abastecer Bahia e Pernambuco e servindo como rota de passagem por terra, reforçando assim as exportações. Com a emancipação política, Sergipe passa a ter a responsabilidade de gerir sua economia e administrar seu governo.

Presenças

Prestigiaram o evento o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento; o historiador Luiz Antônio Barreto; o presidente do Banese, Saumínio Nascimento; e os secretários estaduais Oliveira Júnior (Casa Civil e Comunicação), Jorge Alberto (Administração), Adinelson Alves (Controladoria), Valmor Barbosa (Infraestrutura), Chico Buchinho (Articulação Política) e Maurício Pimentel (Esportes).

Mais informações do Estado de Sergipe-Aracaju...


Sergipe é um dos 26 Estados federados do Brasil. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o oceano Atlântico à leste e os estados da Bahia, à oeste e ao sul, e de Alagoas, ao norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco. É o menor dos estados brasileiros, ocupando uma área total de 21.910 km², pouco maior que Israel. Em 2010, sua população foi estimada em 2.068.031 habitantes, o sexto estado menos populoso do país.
A capital e maior cidade é Aracaju, sede da Região Metropolitana de Aracaju, que inclui ainda os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital de Sergipe. Outras cidades importantes são Itabaiana, Lagarto e Estância, todas com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, o estado possui 75 municípios divididos nas mesorregiões do Leste, Agreste e Sertão sergipanos.
Sergipe emancipou-se politicamente da Bahia em 8 de julho de 1820. A então capitania de Sergipe del-Rei viria a ser elevada à categoria de província quatro anos depois, e, finalmente, a estado após a proclamação da República em 1889.

IMAGENS DA NET: SERGIPE-ARACAJU


Mercado Antônio Franco


Estuário do Rio Sergipe


Terminal de Integração da Rodoviária Nova


Ponte do Imperador


Colégio Atheneu Sergipense


Vista Aérea de Aracaju


Lago da Orla da Prais de Atalaia


Vista Aérea - Destaque para o Shopping Riomar



Igreja do Santo Antônio


Nenhum comentário:

Postar um comentário