quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

COMO SURGIU O ANO BISSEXTO





Pois é, o ano de 2012 é um ano bissexto, ou seja fevereiro terá 29 dias. Mas vocês sabem porque é chamado bissexto? Muitos acreditam que é porque o ano teria 366 dias, e por causa do número 6 que se repete, seria chamado bissexto. Wrong! Esqueçam disso, a resposta vai muito além e é muito mais antiga do que se pensa!

Como e quando surgiu o ano bissexto:

Todos os tipos de calendários que surgiram desde da antiguidade até hoje, foram baseados na astronomia. Por volta de 46 a.C, o astrônomo grego Sosígines percebeu que o ano tinha aproximadamente 365 dias e 6 horas, e que esse seria o tempo em que a Terra leva para completar uma órbita ao redor do sol. Sendo assim, um ano de 365 dias não seria o marco real de que a Terra completa sua volta. Com o passar de 4 anos, essas horas extras comporiam quase um dia inteiro, então ele sugeriu ao Imperador Júlio César a adoção de um dia extra a cada 4 anos, para compensar.

Na Antiguidade Romana, o primeiro dia de cada mês era chamado Calenda. Assim, os últimos dias do mês antes da calenda, era nomeados de acordo com o número de dias que faltavam para a calenda. Como fevereiro tinha 30 dias, ficou determinado que o sexto dia antes da calenda (dia 24 de fevereiro), seria duplicado (em latim “bis“) de 4 em 4 anos, e ficou assim bis sextum ante diem calendas martii. Ou seja, seria o ano bissextum= bissexto, e assim surgiu o calendário Juliano, que vigorou por uns 1600 anos.

Com o passar dos anos, maiores conhecimentos de astronomia e do surgimento de grandes astrônomos, o calendário ainda passou por outras modificações até os dias atuais, mas o nome bissexto para o ano com um dia extra, é uma das coisas que se perpetuou e permanece até hoje.

E aí, gostaram? Pois com o ano bissexto teremos um dia a mais em 2012 para relaxar, viajar, estudar, organizar idéias, fazer planos. E vocês, o que pretendem fazer com um dia a mais nesse ano bissexto?

(Texto by http://www.kaplaninternational.com)