sexta-feira, 27 de julho de 2012

Maranhão - Adesão do Império Brasileiro

28 de Julho - FERIADO NO ESTADO DO MARANHÃO 



As tropas de Portugal depois de cercadas por terra e mar, acabaram por se render, e o Maranhão, a partir de 28 de julho de 1823, deixou de ser estado colonial de Portugal, tornando-se província do Império do Brasil. 



O Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado no oeste da Região Nordeste do Brasil e tem, como limites, ao norte o Oceano Atlântico, a leste o estado brasileiro do Piauí, a sul e sudeste o estado brasileiro de Tocantins e o estado brasileiro do Pará a oeste. Ocupa uma área de 331 935,507 km², sendo o segundo maior estado da Região Nordeste do Brasil e o oitavo maior estado do Brasil. Em termos de produto interno bruto, é o quarto estado mais rico da Região Nordeste do Brasil e o 16º estado mais rico do Brasil, ainda assim, segundo dados recentes do IBGE, de acordo com o censo 2010, foi constatado que o Maranhão é atualmente o estado mais pobre do país, com 25,7% dos seus 6,5 milhões de habitantes abaixo da linha miséria.
No século XVI, o atual território maranhense era ocupado por índios tupinambás no seu litoral oeste, por índios tremembés no seu litoral leste e por índios timbiras no seu interior. O navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón foi, provavelmente, o primeiro europeu a cruzar o litoral maranhense, em 1500. Em 1535, os portugueses tentaram colonizar a região com o envio de uma frota de dez navios com novecentos homens e cem cavalos, porém a ocupação não foi bem sucedida, por conta de naufrágios e de combates contra os índios locais[6].
Os europeus só conseguiram efetivamente ocupar a região em 1612, com o projeto da França Equinocial. Os franceses fundaram a cidade de São Luís, onde permaneceram por três anos, até serem expulsos pelos portugueses.
Localizado entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, o Maranhão possui uma grande diversidade de ecossistemas. São 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, floresta amazônica, cerrados, mangues, delta em mar aberto e o único deserto do mundo com milhares de lagoas de águas cristalinas. Essa diversidade está organizada em cinco polos turísticos, cada um com seus atrativos naturais, culturais e arquitetônicos. São eles: o polo turístico de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional da Chapada das Mesas, o Delta do Parnaíba e o polo da Floresta dos Guarás.
Sua capital é São Luís. Outros importantes municípios são Imperatriz, Caxias, Timon, Codó, Bacabal, Balsas, Chapadinha, Santa Inês, Barra do Corda, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Açailândia que possui o segundo maior produto interno bruto do estado e o maior rebanho bovino.

Imagens da Net:

Mata dos cocais no Maranhão
Cachoeira São Romão, na Chapada das Mesas
Cartão-postal da Praça João Lisboa editado por volta de 1910
São Luís, centro financeiro do estado
Montagem - São Luís
Aeroporto Internacional de São Luís
Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em Imperatriz

Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012


Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 - O Estádio Olímpico de Londres é o local da cerimônia de abertura das Olimpíadas 2012. A transmissão do evento esportivo acontece às 17h, horário de Brasília.

A competição tem transmissão exclusiva em TV aberta pela Rede Record e nos canais de TV por assinatura Sportv (com quatro canais), ESPN (três canais) e Bandsports e Bandnews. Consulte sua operadora!

A expectativa é que bilhões de pessoas em todo o mundo acompanhem a transmissão do evento pela TV, em uma festa cercada de mistérios, já que apenas especulações de artistas e celebridades têm sido divulgadas pelos jornais, sem confirmações por parte da organização. Quem não foi convidada, mas pode aparecer é a chuva. As previsões apontam temperatura alta e leve pancada de chuva no horário da festa.

Cerimônia de abertura

De concreto, sabemos que como ocorre tradicionalmente, as delegações de atletas desfilam para o público, com um porta-bandeiras, (no caso do Brasil quem vai levar a bandeira é o cavaleiro Rodrigo Pessoa) além dos shows musicais, apresentações de danças, coreografias, luzes e efeitos visuais que prometem a cada edição dos jogos surpreender o mundo, a exemplo de Pequim 2008. O Cineasta Daniel Boyle, famoso diretor do trama Quem Quer Ser Um Milionário, é o responsável pelo evento de abertura e promete surpreender.

E quem vai acender a Pira Olímpica? A tocha das Olimpíadas já chegou a cidade, mas a duvida persiste sobre quem vai ter a honra de cumprir o tradicional ato que da início oficial aos Jogos Olímpicos. Dois atletas são favoritos, um deles é o ex decatleta Daley Thompson, Bicampeão olímpico em Moscou e Los Angeles. Mas segundo a imprensa local, o ex atleta do remo, Steve Redgrave, cinco vezes campeão olímpico, deve ser o escolhido. David Beckhan ou até mesmo a Rainha Elizabeth II foram especulados, porém já estão descartados.

Como curiosidade, fala-se em uma entrada triunfal do ator inglês Daniel Craig, que interpreta James Bond no cinema, e ao melhor estilo 007 participaria da abertura descendo no Estádio Olímpico de paraquedas. Paul McCartney deve se apresentar no encerramento da cerimônia. Fonte: Guia da Semana



BREVE - Mais Imagens da Cerimônia: