sexta-feira, 10 de agosto de 2012

E o Vento Levou...

E o Vento Levou... (1939)


Em uma pomposa reunião íntima na propriedade sulista e  abastada dos O'Hara, conhecida como Tara, somos aprentados à  figura impetuosa de Scarlett O'Hara (Vivien Leigh). Bonita e ousada, a jovem tem praticamente todos os rapazes da redondeza afeiçoados por sua pessoa. Mas, em meio a tantos pretendentes, somente um desperta inteiramente seu interesse. E esse alguém é Ashley Wilkes (Leslie Howard).
Quando descobre que sua paixão de juventude está de casamento marcado com Melanie Hamilton (Olivia de Havilland), - uma mulher que odeia - ela planeja evitar esse casamento confessando seu amor e esperando obter, em troca, uma confissão de Ashley.
Percebendo as intenções impulsivas de sua filha, Gerald O'Hara a adverte, enfatizando que Scarlett poderia ter o homem que quisesse e que a terra era o único bem que realmente importava.
"(...) A terra é a única coisa no mundo, pela qual vale a pena trabalhar, lutar, morrer, pois é a única coisa que dura. (...)"
Só que Scarlett  é uma mulher arrogante, que não se intimida em ser persistente, em causar burburinhos, e, sobretudo, em evidenciar que age apenas por interesse próprio. Quando Ashley lhe joga na cara que não se casaria com ela, apesar de toda a admiração que lhe desperta, ela toma a atitude mais precipitada que poderia existir no momento: aceitar o pedido de casamento de um garoto (Rand Brooks), apenas para causar ciúmes em Ashley.
Porém, em tão pouco tempo de casamento,  seu marido Charles Hamilton é morto no confronto militar contra os nortistas (yankees),  durante a temida e sangrenta Guerra Civil Americana (1861-1865).
Sem sentir pelo ocorrido, Scarlett tenta retomar a vida como uma moça solteira e descompromissada, ponderando a possibilidade de não usar o habitual luto da época; mas acaba sendo repreendida por tal atitude. Assim, ela cede a sugestão de sua mãe de passar uma temporada na casa de sua cunhada, em Atlanta, objetivando apenas se aproximar de Ashley.


O que ela não imaginava era que toda sua vida passaria por uma reviravolta depois desse dia. Em uma festa beneficente na casa da cunhada, ela é surpreendida, mais uma vez,  pela presença de Rhett Buttler (Clark Gable), um homem astuto, que insinua conhecer seu segredo comprometor de amor, apenas para ganhar sua atenção. A partir desse momento, surge uma amizade peculiar entre ambos, ainda que firmada na extorsão.
Quando a guerra ainda é uma ameaça e Ashley se prepara para voltar a lutar contra os yankees, ele faz Scarlett prometer que cuidará de sua esposa até sua volta. Sem ter como recusar esse pedido formal, ela se submete a tal "sacrifício" afirmando que o fará por amor; mas tudo começa a fugir de controle, quando os invasores estão prestes a ocupar a cidade em estão. Desesperada, ela tenta fugir para Tara e rever a mãe, pensando mais na própria segurança que na gravidade da situação. Afinal, Melanie está prestes a ter um bebê e sem a menor condição de enfrentar uma viagem exaustiva. Mas será que ela é capaz de quebrar a promessa que fez a sua grande paixão?


Scarlett é uma personagem complexa e cheia de facetas. Ela age dissimuladamente para com todos e nem ao menos se envergonha dos erros que comete, exceto quando chega ao extremo. Ela tem a habilidade de provocar um turbilhão de emoções contraditórias: um misto de raiva, aflição e fascínio. 
É de irritar seu temperamento teimoso, egoísta e sem limites, pois Scarlett O'Hara passa por cima de qualquer valor moral e ético para conseguir o que quer. 
Mas, ao mesmo tempo, é de admirar seu empenho nos negócios da família,  sua coragem e determinação na disputa por suas terras. Sua luta,  com unhas e dentes, pela posse de sua propriedade, fazendo o que está ao seu alcance para não perder Tara para os yankees, ainda que sua própria vida esteja em risco.

Isso comprova, no decorrer do filme, a previsão de seu pai:
"(...) Virá até você esse amor pela terra. Não há como ficar longe, se você tem sangue irlandês. (...)"
E a pressuposição de Ashley:
"(...) Existe algo que você ama mais que tudo na vida, Scarlett: Tara. Você nunca a deixaria para trás. (...)"

Citação famosa:

"As God is my witness, I'll never be hungry again!"
"Com Deus por testemunha, eu nunca mais passarei fome!"

Melanie é a personagem mais sensata e complacente diante de todas as atribulações. Percebemos que ela sempre teve consciência que sua cunhada  era obcecada por seu marido, mas demonstrava maturidade suficiente para não dar ouvidos a boatos. Até porque, no fundo, ela também sabia que Scarlett - que sempre teve tudo o que quis - apenas desejava seu marido, pelo simples fato de ele não a ter querido. E o mais impressionante em seu caráter: Melanie nutria por Scarlett uma afeição verdadeira e leal, apesar de tudo.
Dentre todos os personagens, temos um que se destaca tanto quanto a protagonista:  Rhett Buttler.
Rhett é incrivelmente sedutor, dono de um humor sarcástico e uma má reputação. Ele entra na vida de Sacarlett, fazendo uso do seu charme e malícia, tratando-a tal de igual para igual, sem hipocrisia e cerimônias.



Embora seja apaixonado por ela, ele não faz disso um romantismo exarcebado. Pelo contrário, ele até debocha da situação e provoca dúvidas quanto a veracidade desse sentimento até mesmo na própria Escarlett.
Vivien Leigh atuou de maneira espetacular. Ela soube interpretar, nas devidas proporções, todas mudanças de estado de espírito de sua personagem. Se antes Scarlett já era atrevida e à frente de seu tempo; após a devastação causada pela guerra, seu temperamento ficoumais firme e frio. Sua atuação foi admirável.


E o que dizer de Clark Gable? Ele esbanjou charme desde o início e soube perfeitamente dar ao seu personagem aquele ar de cinismo e presunção, que em muitos momentos rendeu frases marcantes e gerou confrontos com O'Hara.
Os personagens secundários também fizeram uma excelante atuação, em especial Hattie McDowell, que interpretou brilhantemente a  inesquecível Mammy.
"E o Vento Levou..." é um filme que mistura todos os ingredientes necessários para um grande clássico: têm atuações maravilhosas, fotografia de encher os olhos, trilha sonora memorável, figurino perfeito e, claro, roteiro magnífico. Não li o livro em nenhum momento, de modo que não posso comparar; mas acredito que nada faltou na adaptação. Tudo foi cuidadosamente explorado para o entendimento do espectador e nada ficou a desejar.  Eu fiquei maravilhada com a estrutura da Sacarlett em dar a volta por cima em diversos momentos; comovida pela opressão e devastação causadas pela guerra (onde, aproximadamente, 970 mil pessoas morreram); pela miséria que atingiu a cidade;  pela dor de Rhett, que amava sua filha desesperadamente...
Enfim, se você não assistou "E o Vento Levou..." ainda, reserve uma caixa de lenços e tire um dia da semana só para isso, pois o longa tem quatro horas de duração. 
Sem dúvidas, esse filme já ocupa o topo dos meus favoritos, superando até mesmo "Casablanca (1942)", que algum tempo atrás eu julgava ser melhor.

Abaixo, a quote (citação) mais memorável de todos os tempos:


"Frankly, my dear, I don't give a damn."
"Francamente, querida, eu não ligo a mínima."


Fonte: Cinema e Literatura (Ana Leonilia) - Gostei muito do comentário - Este é com certeza MEU FILME PREFERIDO)

E o Vento Levou- 50 Melhores Frases de Filmes

Rhett Butler (Clark Gable) - E o vento levou (Gone with the Wind)



"Frankly, my dear, I don't give a damn."
"Francamente, querida, eu não ligo a mínima."

E o Vento Levou- 50 Melhores Frases de Filmes

Scarlett O'Hara (Viven Leigh) - E o vento levou (Gone with the Wind)


"As God is my witness, I'll never be hungry again!"
"Com Deus por testemunha, eu nunca mais passarei fome!"

Piratas do Caribe e a Maldição do Perola Negra - 50 Melhores Frases de Filmes

Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) - Piratas do Caribe e a Maldição do Perola Negra (Pirates of the Caribbean and the Curse of the Black Pearl)




"This is the day that you'll always remember as the day you almost caught Captain Jack Sparrow"
"Esse é o dia que vocês sempre lembrarão como o dia em que vocês quase pegaram o Capitão Jack Sparrow"
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Clube da Luta - 50 Melhores Frases de Filmes

Tyler Durden (Brad Pitt) - Clube da Luta (Fight Club)



"The first rule of Fight Club is you don't talk about Fight Clube."
"A primeira regra do Clube da Luta é não falar sobre o Clube da Luta."
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

O Exorcista - 50 Melhores Frases de Filmes

Regan MacNeil (Linda Blair) - O Exorcista (The Exorcist)



"What an excellent day for an exorcism."
"Que dia excelente para um exorcismo" 
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Duro de matar - 50 Melhores Frases de Filmes

John McClane (Bruce Willis) - Duro de matar (Die Hard)


"Yippee-ki-yay, mother fucker."
"Yippee-ki-yay, filho da mãe."
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Apocalypse Now - 50 Melhores Frases de Filmes

Tenente-Coronel Bill Kilgore (Robert Duvall) - Apocalypse Now


“I love the smell of napalm in the morning"
"Eu amo o cheiro de napalm pela manhã"
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Indiana Jones, Os caçadores da arca perdida - 50 Melhores Frases de Filmes

Indiana Jones (voz de Harrison Ford) - Indiana Jones, Os caçadores da arca perdida (Raiders of the Lost Ark)


“Snakes! Why did it have to be snakes? “
“Cobras! Por que tinham que ser cobras?”
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Rocky, um lutador - 50 Melhores Frases de Filmes

Rocky Balboa (voz de Sylvester Stallone) - Rocky, um lutador 


“Yo, Adrian!”
"Adrian!"
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

O Resgate do Soldado Ryan - 50 Melhores Frases de Filmes


Capitão John Miller (voz de Tom Hanks) 


"James... earn this. Earn it." 
“James... faça por merecer.” 
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Scherlock Holmes - 50 Melhores Frases de Filmes


Holmes (voz de Holmes (Jeremy Brett, Robert Downey Jr, Joaquim de Almeida, Peter Cushing, Jeremy Brett, Nicholas Rowe, Basil Rathbone, Christopher Plummer, Nicol Williamson, Michael Caine ) - Scherlock Holmes


“Elementary, my dear Watson” 
“Elementar , meu caro Watson” 
Em: 50 Melhores Frases de Filmes


Tropa de Elite - 50 Melhores Frases de Filmes

Capitão Nascimento (voz de Wagner Moura) - Tropa de Elite


“Põe na conta da Papa” filme brasileiro
Tradução para o inglês: "Put it on account of the Pope." 
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Sociedade dos Poetas Mortos - 50 Melhores Frases de Filmes



John Keating (voz de Robin Williams) - Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society)



"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"Carpe diem. Aproveitem o dia, garotos. Façam suas vidas serem extraordinárias."
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Top Gun - Ases Indomáveis - 50 Melhores Frases de Filmes

Pete Mitchell (Maverick) (voz de Yom Cruise) - Top Gun - Ases Indomáveis


“I feel the need — the need for speed”
"Eu sinto a necessidade - a necessidade de velocidade"
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Scarface - 50 Melhores Frases de Filmes

Tony Montana (voz de Al Pacino) - Scarface


Say "hello" to my little friend”
“Diga “oi”para meu pequeno amigo”
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

O Poderoso Chefão II - 50 Melhores Frases de Filmes

Michael Corleone (voz de Al Pacino) - O Poderoso Chefão II (The Godfather II)


“Keep your friends close, but your enemies closer”
"Mantenha seus amigos por perto e os seus inimigos mais perto ainda."
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Jerry Maguire - A Grande Virada - 50 Melhores Frases de Filmes

Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.) - Jerry Maguire: A Grande Virada (Jerry Maguire)


"Show me the money."

"Mostra o dinheiro."


Tubarão - 50 Melhores Frases de Filmes

Martin Brody (Roy Scheider) - Tubarão (Jaws)



“we're gonna need a bigger boat” 
“Nós vamos precisar de um barco maior”
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

O Mágico de Oz - 50 Melhores Frases de Filmes

Dorothy Gale (Judy Garland) - O mágico de Oz (The Wizard of Oz)



"There's no place like home."
"Não há lugar melhor que a nossa casa."
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

O senhor dos anéis: As duas torres - 50 Melhores Frases de Filmes

Gollum (Andy Serkis) - O senhor dos anéis: As duas torres (The Lord of the Rings: The Two Towers)



"My precious."
"Meu precioso"
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Taxi Driver - 50 Melhores Frases de Filmes


Travis Bickle (voz de Robert De Niro) - Taxi Driver


"You talkin' to me?"
"Tá falando comigo?"
Em: 50 Melhores Frases de Filmes


Gladiador - 50 Melhores Frases de Filmes

Máximus Décimus Meridius (voz de Russell Crowe) - Gladiador



"My name is Maximus Decimus Meridius, commander of the armies of the north, general of the Felix legions, loyal servant to the true emperor, Marcus Aurellius. Father to a murdered son, husband to a murdered wife, and I will have my vengeance, in this life or the next." -
"Meu nome é Maximus Decimus Meridius comandante dos exércitos do norte, general das Legiões Felix... servo leal do verdadeiro Imperador, Marcus Aurelius. Pai de um filho assassinado, marido de uma esposa assassinada. E terei minha vingança, nesta vida ou na próxima."
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Gladiador - 50 Melhores Frases de Filmes

Máximus Décimus Meridius (voz de Russell Crowe) - Gladiador



“What you do in life echoes in eternity” 
Tradução: “O que você faz nesta vida ecoa na eternidade”
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Melhor Impossível - 50 Melhores Frases de Filmes


Melvin Udall (voz de Jack Nicholson) - Melhor Impossível (As Good as It Gets)




"You make me wanna be a better man".
“Você me faz querer ser um homem melhor”

Como Perder um Homem em 10 dias - 50 Melhores Frases de Filmes

Adie (Kate Hudson) - Como Perder um Homem em 10 dias (How to Lose a Guy in 10 Days)


“You can't lost someone you've never had”
“Você não pode perder alguém que nunca teve” 
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

O Náufrago - 50 Melhores Frases de Filmes

Chuck Noland (Tom Hanks) - O Náufrago (Cast Away)



“Wilsoooooooonnnnnnnn” (... imaginary friend character Chuck Noland)
“Wilsoooooooonnnnnnnn” (...amigo imaginário do personagem Chuck Noland)

Forrest Gump: O Contador de Histórias - Em: 50 Melhores Frases de Filmes


Forrest Gump (Tom Hanks) - Forrest Gump: O Contador de Histórias



“Run Forest, Run” - “Corra Forest, Corra”
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Forrest Gump: O Contador de Histórias - Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Forrest Gump (Tom Hanks) - Forrest Gump: O Contador de Histórias




"My mama always said: life is like a box of chocolates. You never know what you're gonna get.” "Minha mãe sempre dizia: a vida é como uma caixa de chocolate. Você nunca sabe o que vai encontrar"
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Os Goonies - 50 Melhores Frases de Filmes

Slot (John Matuszak) - Os Goonies (The Goonies)


"Slot want chocolate!" - "Slot quer chocolate!"


Rambo 4 - 50 Melhores Frases de Filmes


Rambo (Sylvester Stallone) - Rambo 4


"Who are you? Your worst nightmare" - “Quem é você? Seu pior pesadelo”
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Tarzan - 50 Melhores Frases de Filmes

Tarzan (Johnny Weissmuller) - Tarzan



"Me Tarzan, you Jane" - “Mim Tarzan, Você Jane”
Em: 50 Melhores Frases de Filmes

Guerra nas estrelas Episódio V: O Império Contra-Ataca - 50 Melhores Frases de Filmes


Yoda (Frank Oz) - Guerra nas estrelas Episódio V: O Império Contra-Ataca (Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back)


"Tentar não. Faça ou não faça. Não existe tentar." - "Try not. Do or do not. There is no try."
Em: 50 Melhores Frases de Filmes