domingo, 12 de agosto de 2012

Dia de São Joaquim - Pai de Maria Avô do Menino Jesus


São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus

Imagem de São Joaquim, que está no altar-mor da Matriz de Sant'Ana, ao lado da imagem de Sant'Ana em Currais Novos.

De acordo com os Evangelhos, Jesus foi neto de Heli ou de Jacó. São Joaquim é identificado com Heli, através da variação do nome: Joaquim - Eliaquim - Eli - Heli.
Pelo texto Caverna dos Tesouros, atribuído a Efrém da Síria, Maria era filha de Ana (Hannâ ou Dînâ) e Yônâkhîr. Maria nasceu sessenta anos depois que seu pai, São Joaquim, tomou Santa Ana por esposa. Jacó e Joaquim eram irmãos gêmeos, filhos de Matã e Sebhrath, filha de Finéias; e Matã era filho de Eleazar e Dîbath, filha de Tôlâh.
Os dados biográficos que sabemos sobre os pais da Bem Aventurada Virgem Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental, como Epifânio e Gregório de Nissa.
São Joaquim pertencia à família real de Davi, e era parente próximo de São José, sendo que os padres bolandistas, que dirigiram a publicação da Acta Sanctorum de 1643 a 1794, afirmam em seus estudos que São Joaquim era irmão de São José.
Os estudiosos e historiadores afirmam com base em documentos antigos que Joaquim, cujo nome vem do hebraico e significa "preparação de Javé", era um homem de posses, descendente direto do rei Davi e parente próximo de São José, que veio a ser esposo de Maria e pai terreno de Jesus.
Diz-se que São Joaquim fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas, Sant’Ana, sua mulher já era idosa e estéril. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para orar e meditar. Tiago diz um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida de Maria.
O casal teria sido residente em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., segundo a tradição cristã teria lhes nascido uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa Senhora, Soberana, traduzido para o latim como Maria.
Diz a tradição cristã que São Joaquim morreu com a idade de oitenta anos, quando Maria Santíssima era ainda menina de doze anos. Até então, ela era aluna da escola do Templo de Jerusalém, onde fora oferecida aos três anos de idade.
Além da paternidade de Maria, supõe-se que Joaquim possa ter tido uma outra filha cujo nome teria sido Salomé. Pois no verso 25 do capítulo 19 do Evangelho segundo João diz que aos pés da cruz estava a irmã de Maria. No catolicismo

A devoção aos pais de Nossa Senhora é muito antiga no oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos da era cristã, atingindo sua plenitude no século VI. São João Damasceno, ao comentar o Natal, fala dos pais de Maria como sendo o casal São Joaquim e Santa Ana. Já no ocidente, o culto de São Joaquim tornou-se muito difundido no século XV.
Sua festa era celebrada originalmente no dia 20 de março, associada à de São José, tendo sido depois transferida para o dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.
Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Dia dos Pais - Segundo Domingo de Agosto (BR)

DIA DOS PAIS



O Dia dos Pais é uma data para comemorar e agradecer aos pais e é celebrada todos os anos no segundo domingo de agosto. A data da comemoração do Dia dos Pais varia de acordo com os países, como por exemplo, nos Estados Unidos é no terceiro domingo de junho, e em Portugal no dia 19 de março.

O Dia dos Pais é considerado por muitos apenas uma data comercial, mas é marcado sempre por presentes, frases, poesias, que são dadas aos pais. Especialmente as crianças fazem homenagens a seus pais, geralmente com pequenos presentes preparados na escola.

Origem do Dia dos Pais

Há relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos atrás, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para seu pai, desejando-o sorte, saúde e longa vida. Em registros mais novos, no ano de 1909, nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart.

Os americanos se interessaram muito pela data e não demorou muito para a celebração se difundir por todo o estado de Washington e logos se espalhando pelos país inteiro. Em 1972, o Presidente Richard Nixon, oficializou então o Dia dos Pais.

Origem do Dia dos Pais no Brasil

Existem relatos que contam a possível história da origem do Dia dos Pais no Brasil. Parece que foi o publicitário Sylvio Bhering que em 1953 propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.

Sylvio Bhering escolheu o dia 14 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser dia de São Joaquim, que era patriarca da família Bhering.

Mensagens para o Dia dos Pais
(Veja mais - Cartões e Mensagens para o Dia dos Pais)

Todos os pais gostam de receber uma mensagem carinhosa no Dia dos Pais. E aí? Quer aproveitar para dar show no Dia dos Pais com uma homenagem legal?

"Parabéns, papai, nesse dia tão especial! Obrigado por ser meu exemplo, meu protetor e meu ídolo. Mas acima de tudo, obrigado por ser meu melhor amigo! Te amo, papai"

"Oi velho! Parece que hoje é dia dos pais! E parece que hoje é dia de te dar os parabéns! Claro que um filho/a que é o máximo tinha que ter um paizão como você, né? Deve ser genético! Beijão, pai!"

"Existe algo ilimitado no amor de um pai, algo que não pode falhar, algo no qual acreditar mesmo que seja contra o mundo inteiro. Nos dias da nossa infância, gostamos de pensar que nosso pai tudo pode; mais tarde, acreditaremos que seu amor pode compreender tudo." - Frederick Faber

"Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar." - Bertrand Russel

Dicas de Presentes para o Dia dos Pais
(Veja mais - Dicas de Presentes para o Dia dos Pais)

Camisa
Gravata
Cinto
Relógio
Camiseta "Autografada" por você
CD
Filme
Perfume
Bilhete para ver um jogo do time dele
Camiseta do time dele
Marca-livros
Peso de Papel
Um desenho
Uma pintura
Uma caixa com a cerveja preferida dele
Um bom vinho
Um jantar numa churrascaria


Veja Também! 
 ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓ ⇓





- Blog INFORMATIVO - 

Gosta de manter-se atualizada?  Confere as novidades! ;)  Faça sua busca na caixa de pesquisa e seja sempre Bem Vindo!  Grata pela atenção! 

Cartões e Mensagens para o Dia dos Pais

Mensagens de Feliz Dia dos Pais

Todos os pais gostam de receber uma mensagem carinhosa no Dia dos Pais. E aí? Quer aproveitar para dar show no Dia dos Pais com uma homenagem legal?




"Parabéns, papai, nesse dia tão especial! Obrigado por ser meu exemplo, meu protetor e meu ídolo. Mas acima de tudo, obrigado por ser meu melhor amigo! Te amo, papai"

"Oi velho! Parece que hoje é dia dos pais! E parece que hoje é dia de te dar os parabéns! Claro que um filho/a que é o máximo tinha que ter um paizão como você, né? Deve ser genético! Beijão, pai!"






















Para Pintar - Presenteie seu pai com um Diploma feito por você! :D





Máscaras prontas - Sua foto junto ao melhor pai do mundo