terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aprenda a fazer castiçais com potes de vidro


Muitas vezes reutilizar um material é bem mais fácil do que se imagina. Além de economizar recursos, você poupa o meio ambiente, deixando de descartar materiais que podem ganhar uma vida nova.

Um bom exemplo disso são os abundantes frascos de vidro presentes em embalagens de diversos tipos de alimentos e que muitas vezes são descartados no lixo comum.

As dicas foram tiradas do blog  The Forge que ensina a transformar frascos de vidro utilizando barbante ou fio lã em castiçais. Uma opção fácil de fazer para decorar sua casa ou seu jardim. Além disso, o custo é extremamente baixo.



Materiais

Potes de vidros;

Cordão de lã ou barbante;

Tinta em spray;

Velas;

Método

Lave bem os frascos de vidro e seque-os completamente. Depois pegue o cordão de lã ou barbante e enrole-o em um dos potes de vidros. Deixe alguns espaços sem cobrir para atingir o efeito desejado.

Forre uma mesa ou o piso de algum espaço aberto com jornal e coloque os potes de cabeça para baixo. Use a tinta em spray para pintá-los e depois deixe que sequem por alguns minutos.





Assim que a pintura estiver seca, retire a linha do pote de vidro e acrescente uma vela dentro do pote. Ele está pronto e basta colocá-lo onde desejar. Você pode fazer uma composição com mais potes para decorar algum ambiente, o efeito fica bem bacana.




Fonte: Buscala

Espero que tenha gostado da postagem! 
Beijos no coração, e seja sempre Bem Vindo!

Meu Blog é INFORMATIVO - Manter-se atualisado quanto as novidades e demais notícias, ajuda na melhor forma de Interagirmos com grupos de amigos, sejam eles de entretenimento ou sociais.

janelas


DECOUPAGE EM TECIDO


Em busca de idéias para reciclagem e artesanato; encontrei este post com, uma técnica bem simples, e detalhada sobre decoupage em tecido:


Toalha de mão com decoupage de guardanapo

Essa técnica é interessante porque todo mundo pode fazer sem nenhuma dificuldade, basta usar os materiais corretos.
A decoupage é um técnoca de colagem em que a figura se “mistura” à peça onde está colada de maneira que
quase não se note que se trata de uma colagem. E justamente para que esse efeito seja mais evidente, papéis bem finos e delicados como os guardanapos decorados são ideais para fazer decoupage.
Podemos fazer decouapge m todas as superfícies, sem restrições, porém em tecidos é necessário que se utilize uma cola especial, que não saia com as lavagens e nem deixe o tecido engomado, brilhante, ou com aspecto grosseiro. A cola especial para essa técnica chama-se Cola Para Decoupage em Tecidos.


Detalhe da toalha

Vejam como o guardanapo se “integra” ao tecido, inclusive mantendo a textura de sua trama. Por isso é importante que se utilize um cola correta para a fixação dessa colagem, que não interfira no tecido nem solte com as lavagens…
O modo de fazer é simples:
- Prepare o tecido que irá receber a decoupage lavando-o e esticando em uma placa com cola permanente.
- Retire as películas brancas do guardanapo e recorte as partes da figura que você deseja aplicar.
- Passe cola para decoupage na peça de tecido, na área que irá receber a figura.
- Coloque o guardanapo sobre a cola e passe mais uma camada de cola sobre o guardanapo, delicadamente.
- Aguarde secagem por 12 horas antes de decorar com tintas relevo ou outro tipo de tinta.
- Pinte ou decore o trabalho com desejar e aguarde mais 24 horas de secagem.
- Retire a peça da plcada de madeira e aguarde 72 horas para usá-la ou lavá-la.

Algumas dicas importantes para que sua decoupage em tecido fique perfeita:

- Utilize apenas tecidos de algodão ou que tenham pelo menos 60% de algodão em sua composição (tecidos sintéticos não apresentam boa fixação da cola e a decoupage pode soltar).
- Lave a peça de tecido muito bem antes da aplicação para retirar todo excesso de goma.
- Trabalhe com pincel chato de pelos macios.
- Retire as películas (folhas brancas) que ficam na parte de trás do guardanapo e aplique apenas a folha colorida.
- Para retirar essas películas mais facilmente, passe o guardanapo a ferro não muito quente.
- Trabalhe sobre tecidos claros porque os guardanapos são muito finos e ficam transparentes com a cola. Se você aplicá-los em tecidos escuros as cores poderão ser alteradas.
- Aguarde 72 horas antes de usar ou lavar a peça de tecido que recebeu a decoupage.


Camiseta com decoupage

Depois de feita a decoupage, complemente o trabalho com tintas relevo 3D (próprias para tecidos) ou tintas para tecido comum. Fazendo os acabamentos com pinturas seu trabalho ficará com aspecto mais natural. Na camiseta acima eu fiz o barrado ao redor da “janela” em que está o gato com tintas para tecido e tintas relevo. Na toalhinha acima eu apliquei apenas as tinats relevo 3D.


Cristina Bottallo
Técnicas de pintura e trabalhos manuais