segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Winsor Zenic McCay

Homenagem aos seus 107 anos de Winsor McCay


Winsor Zenic McCay (Spring Lake, Michigan, 26 de setembro de 1869 – Brooklyn, Nova Iorque, 26 de julho de 1934) foi um cartunista e animador norte-americano. Artista prolífico, McCay foi pioneiro na técnica de desenhos animados, criando um padrão que seria seguido por Walt Disney e outros em décadas seguintes. Suas duas criações mais conhecidas foram a tira semanal Little Nemo in Slumberland, publicada de 1905 a 1914 e de 1924 a 1927, e a animação Gertie the Dinosaur, criada em 1914.
Seu trabalho nas tiras de jornais influenciou gerações de artistas, incluindo nomes como Moebius, Chris Ware, William Joyce e Maurice Sendak. O Google homenageou com um Doodle o 107º aniversário da tirinha Little Nemo no dia 15 de outubro de 2012.

Em 1911 McCay lança sua primeira animação, Little Nemo, porém é em 1914 que lança sua obra prima, Gertie the Dinosaur, considerado um dos marcos da história da animação.
Gertie fez tanto sucesso e provou ser tão popular que gerou várias falsificações, mas também impressionou dezenas de jovens artistas, que se decidiram pela animação e deram continuidade ao seu desenvolvimento, como Walter Lantz (criador do Pica-Pau), Dave Fleischer (criador de Koko, o palhaço e inventor da rotoscopia) e Dick Huemer (um dos mestres que forjou a fama dos Estúdios Disney).

Donald Zolan

“Certamente, meus pais me deram carinho e apoio o que me permitiu ser um artista. Eles criaram uma vida maravilhosa de família feliz que fornece a inspiração para muitas de minhas pinturas até hoje “



Nascido em 1937 em Brookfield, Illinois, em uma família com quatro gerações de artistas, começou a desenhar aos três anos e aos cinco a ganhar competições locais com pinturas em aquarela.
Aos treze anos, recebeu uma bolsa do prestigiado Instituto de Arte de Chicago. Após a formatura, ele foi selecionado como um aprendiz de Haddon Sundblom, um famoso ilustrador conhecido como o Papai Noel da Coca-Cola, e de lá percorreu um caminho reto para o sucesso.
Suas pinturas estão presentes nas melhores galerias de arte e museus, também podem ser encontradas em placas, bonecos, figurinos, quebra-cabeças, cartões e muitos outros objetos.
Mas, além de sua pintura, o artista tem um lado humano irresistível.

“Certamente, meus pais me deram carinho e apoio o que me permitiu ser um artista. Eles criaram uma vida maravilhosa de família feliz que fornece a inspiração para muitas de minhas pinturas até hoje “

“Eu adoro crianças, a maneira como seus olhos brilham de entusiasmo, despertando o mundo ao seu redor. É um momento maravilhoso da vida. Um tempo em que cada nova descoberta é um momento mágico “

“Em três anos, estava sentado em uma pedra atrás de nossa casa em Brookfield, Illinois, um belo dia de outono. E como muitas crianças, eu me perguntava o que eu seria no futuro.. sentado lá, ouvi uma voz calma e linda vinda do meu interior que dizia claramente que eu seria um artista, um artista muito famoso

Nesta seleção de telas veremos que o artista nunca se cansa de insistir na importância das crianças na vida das pessoas, harmonia social e na construção de um mundo melhor, e essas telas mostram o rosto inocente de crianças, sua pureza, alegria, sua meiguice.

Donald Zolan é um homem coerente o que ele sente e o que ele pinta mostra uma grande paz interior.
Contemplá-lo trás ótimas vibrações 
Se a arte é transmissora de arquétipos elevados , o Sr. Zolan é um exemplo claro.

“Para o futuro, eu gostaria de continuar trazendo alegria e felicidade
pessoas em todo o mundo através de minha arte …
Eu sou abençoado com o fato de que eu amo o que faço “

Donald Zolan