sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Plantas medicinais - Gengibre

Gengibre e seus Benefícios: 



Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Atua como acelerador do metabolismo, coadjuvante na queima de gorduras, previne envelhecimento precoce. estimula a digestão, alivia a constipação, é um excelente tônico cardíaco e anticoagulante, trata problemas digestivos, circulatórios e dores articulares. Alivia enjoo ou náuseas, é usado também no tratamento contra gripes, tosse, resfriado, cólicas menstruais e até ressaca. Diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais. Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são benéficos. Pesquisadores da universidade G.B. Pant, na Índia, documentaram sua eficácia, após estudarem a ação anti-flatulência do gengibre. Pode ser usado de diversas formas, triturado, em pó, acrescentado em molhos, sucos, saladas ou chás. Uma maneira fácil de usar, de baixo custo e que nos traz diversos benefícios, tanto para a saúde em geral quanto para quem também quer perder peso. Chá de Gengibre Para Potencializar o Emagrecimento:-1 xícara de chá de água morna -1 c. de cafezinho de Gengibre em pó -1 sachet de chá verde (ou hibiscus ou chá branco) -Gotas de limão Acrescentar a água morna aos outros ingredientes e beber morno ou gelado. Se preciso utilizar adoçante (Línea ou Stévia).

Fonte: Anita Viecelli Konrath - Nutricionista.

10 Dicas com alimentos que tratam o seu rosto e previnem o envelhecimento precoce

A lista com os 10 alimentos é a arma que você precisa para ter um rosto belo e saudável!



O maior trunfo deles é prevenir o envelhecimento precoce, regenerando os tecidos. Alguns combatem o ressecamento; outros, o excesso de oleosidade. Monte com estes ingredientes um cardápio gostoso e transforme o prazer de comer em um ritual de beleza.

Tônico com cenoura: o ácido lipóico, presente na cenoura, revitaliza o rosto e, de quebra, ajuda a turbinar o bronzeado. Indicação: uma cenoura pequena (72 g) por dia.

Sem rugas com frutas vermelhas: morango, amora e framboesa, ricos em cianidina e vitamina C, formam um exército imbatível contra o envelhecimento precoce da pele, o excesso de oleosidade e a formação de acne. Além disso, elas atuam na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele. Indicação: comer as frutas diariamente ou usá-las para sucos, vitaminas, iogurtes e gelatinas.

Segurança 24 horas com iogurte: rico em probióticos, bactérias que regulam o intestino, o iogurte garante a beleza da pele ao dar equilíbrio ao organismo. Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras. Indicação: um pote (200 ml) por dia do produto desnatado.

Pele firme com abacaxi: a fruta tem uma substância antiinflamatória que atua diretamente na pele, combatendo acne e alergias. Além disso, o abacaxi dá firmeza aos tecidos. Indicação: sucos, porção da fruta, assado, gelatinas, bolos, compotas e iogurtes. Comer 1 fatia (100 g), de três a quatro vezes por semana.

Mais juventude com uva! Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: elas evitam o envelhecimento precoce da pele. Indicação: um cacho pequeno de uvas, três vezes por semana.

Pele vistosa com castanha do pará: ela previne o envelhecimento ou o enrijecimento dos tecidos e contribui para manter a elasticidade natural do seu rosto. Indicação: três castanhas-do-pará por dia.

Maciez com germe de trigo: rica em zinco e vitamina E, o germe de trigo garante uma pele macia e sempre jovem. Ele também evita a formação de acne e cravos! Indicação: 1 colher (sopa) de germe de trigo por dia.

Regenerador celular com pepino: Esse vegetal é diurético, tem vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular, com um efeito extraordinário. Ele auxilia, ainda, na cicatrização. Indicação: 1 pepino médio (150 g), quatro vezes por semana..

Salmão no combate ao câncer de pele: usar filtro solar diariamente é o primeiro passo para proteger sua pele contra a doença.  E acrescente salmão ao seu prato! Ele é rico em vitaminas C e D, que combatem o crescimento desordenado das células. Indicação: 1 posta ou filé (100 g), de duas a três vezes por semana.

Sem pele ressecada com soja: ela é uma bênção para a pele e para a saúde em geral. A soja tem propriedades poderosas para evitar o ressecamento da pele e melhorar a elasticidade. “Além de comer soja em grãos (em saladas), pode-se substituir o queijo tradicional por tofu, tomar sopinha de missô (massa de soja), consumir sojinha crocante, leite de soja e sucos à base da leguminosa”, ensina a doutora Jane Corona.  Indicação: 1 colher (sopa) de soja por dia.

Fonte: MdeMulher