quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Símbolos de Natal

O Natal, na tradição cristã, é um evento religioso, celebrado no dia 25 de dezembro, marcado pelo nascimento de Jesus Cristo.

Símbolos Natalinos

Há muitos símbolos de natal, associados a esta festividade, desde o papai Noel, as velas, o presépio, a árvore de natal, os sinos, a estrela de natal, dentre outros.

Papai Noel



Retratado como um velhinho gordo, com barbas e cabelos brancos, roupa vermelha e branca, e nas costas um saco de presentes, o papai Noel é baseado na figura de São Nicolau Taumaturgo (Bispo de Mira), um santo popular, padroeiro da Noruega, da Rússia e da Grécia. Acredita-se que viveu na Turquia, na cidade de Mira, no século IV, no qual saia com um saco cheio de ouro e lançava pelas chaminés das casas das pessoas necessitadas.

Velas de Natal


A luz emanada das velas de natal, simbolizam a luz de Jesus Cristo que ilumina os caminhos da vida. Muito usada antes da chegada da luz elétrica, as velas estavam associadas à luz divina e ao espírito divino, enquanto que as trevas estavam associados ao submundo, ao diabo.

Presépio de Natal



O presépio corresponde a cena de natividade, ou seja, o nascimento do menino Jesus num estábulo. Essa reprodução, muitas vezes em miniaturas, são construídas nas épocas do Natal nas residências, nas igrejas, dentre outros. Fazem parte do presépio: a manjedoura com o menino Jesus, Maria sua mãe, seu pai José, os três pastores e os três reis magos.

Estrela de Natal



Importante símbolo do natal, a estrela de natal guiou os três reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchíor, até o local de nascimento do menino Jesus, a fim de presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. Assim, a estrela é um símbolo que fica no topo das árvores de natal na medida em que simboliza tanto o objeto norteador dos reis amigos, como o próprio Cristo, símbolo da verdade e da vida; em outras palavras, representa a "Estrela Guia da humanidade".

Árvore de Natal


O costume de enfeitar as árvores de natal remonta ao século XVI e originalmente, representavam o solstício do inverno. Na tradição cristã, a árvore de natal simboliza a vida, a paz, a esperança e suas luzes simbolizam a estrelas, o sol e a lua.

Sinos de Natal


Os sinos marcam o som dos céus, e por esse motivo, suas badaladas na noite de Natal, anunciam o nascimento do menino Jesus, o salvador. Nesse sentido, os sinos assinalam a passagem para uma nova era, uma vida pautada nos ensinamentos de Cristo, aquele que veio ensinar e salvar a humanidade de seus pecados.

Breve - Mais Símbolos e Simbologia

FELINATAL!


Veja abaixo outros artigos relacionados ao Natal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário