domingo, 20 de março de 2016

Domingo de Ramos - Semana Santa

Semana Santa começa com Domingo de Ramos



A expressão “Semana Santa” já fala por si mesma. Ela começa com o Domingo de Ramos, onde se recorda a entrada triunfante de Jesus à cidade de Jerusalém montado em um jumentinho, condução das mais simples da população da época. É uma Semana de muitos significados, rica de celebrações e também chamada de Semana Maior, pois é o momento mais importante da Liturgia Católica.

No período da Semana Santa, que este ano ocorrerá de 20 a 27 de março, todas as 68 paróquias e duas quase-paróquias que compõem a Diocese de Piracicaba realizam celebrações litúrgicas, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado da Vigília Pascal).

Na segunda, terça e quarta-feira, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais é costume realizar procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana Santa.

Em 2016, a Semana Santa será ainda mais especial, pois a Igreja vive o Ano Santo da Misericórdia. Para sentir mais intensamente a “presença de Jesus como o rosto de misericórdia do Pai”, como nos diz o Papa Francisco, muitas paróquias realizarão celebrações especiais.

Ainda, dentro da programação da Semana Santa, acontecerá na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, na quarta-feira Santa, dia 23, às 20h, a Missa do Crisma, também chamada “Missa dos Santos Óleos”, quando são abençoados os óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e também é consagrado o óleo do Crisma. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, e concelebrada por todos os párocos e demais sacerdotes, além dos diáconos permanentes e representantes de todas as comunidades paroquiais. Nessa missa os padres realizam a renovação dos compromissos sacerdotais.

Já o ponto alto da Semana Santa, o Tríduo Pascal, se inicia Quinta-feira Santa, com a missa do lava-pés e termina no Sábado Santo, com a Vigília Pascal. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Este é o ponto mais alto do Ano Litúrgico para os Católicos.


Além da Missa dos Santos Óleos, Dom Fernando presidirá as seguintes celebrações na Semana Santa, na Catedral Santo Antônio:

20/03 – 9h (Domingo) – Missa de Ramos – concentração na Capela São Benedito, com a bênção dos ramos e procissão até a Catedral Santo Antônio

24/03 – 20h (Quinta-feira Santa) – Missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia e Vigília Eucarística

25/03 – 15h (Sexta-Feira Santa) – Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus e adoração da Cruz

26/03 – 20h (Sábado de Aleluia) – Solene Ação Litúrgica da Vigília Pascal

Fonte: Tais Romanelli

 Espero que tenham gostado!

Veja Também!  

Capas para Facebook com Frases
Páscoa - História
Páscoa e seus Símbolos
Páscoa Cristã - Ressurreição de Cristo
Mensagens e Cartões de Feliz Páscoa para você
Imagens com Coelhos e Ovos da Páscoa


- Blog INFORMATIVO - 
Gosta de manter-se atualizado(a)?  Confere as novidades! ;)  Faça sua busca na caixa de pesquisa e seja sempre Bem Vindo!  Grata pela visita e atenção! Paz e luz!