sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Google relembra história do furador de papel com doodle

Homenagem do Google celebra o 131º aniversário do objeto perfurador


O objeto foi inventado na Alemanha por Matthias Theel, tendo sua primeira patente registrada em 14 de novembro de 1886 por Friedrich Soennecken.
Ao longo dos anos, sua clássica função de furar papéis foi ganhando novas formas e, hoje, é possível encontrar modelos com perfuradores em diversos formatos além do redondo.


Furador ou perfurador de papel, é um utensílio de escritório que permite furar as folhas de papel para que possam ser arquivadas devidamente em dossiês.[1][2] Seu funcionamento se resume numa alavanca que comprime um cilindro de metal afiado, perfurando o papel. [3]. Os mais habituais são os de 2 furos, mas existem também de 4 e 6 furos. Existem diversas capacidades de furação indo desde poucas folhas a furadores industriais que furam centenas de uma só vez. Possuem habitualmente uma guia consoante o tamanho do papel a furar.

História

O furador foi inventado na Alemanha, por Matthias Theel e patenteado por Friedrich Soennecken em 14 de novembro de 1886. Ainda há controversias sobre a origem do objeto, pois um ano antes de sua patenteação, Benjamin Smith, um trabalhador de Massachusetts já havia registrado um objeto muito parecido que era usado para marcar ingressos, Benjamin Smith referiu-se ao perfurador como um "condutor de força". Posteriormente em 1893, o estadunidense Charles Brooks patenteou outro furador bastante eficiente e um pouco diferente do de Benjamin Smith, já que tinha uma peça adicional usada para separar o papel do furador. Charles brooks chamou a sua invenção de "perfurador de tickets" (o denominado obliterador, vulgo trinca-bilhetes).

Apesar das adaptações, ele é destacado pelo doodle como um “essencial” objeto que se manteve o mesmo ao longo de toda a modernização ocorrida até hoje.
Ao acessar a página do doodle, também é possível ver que outras datas e personalidades foram homenageadas no dia 14 de novembro dos anos anteriores.


Fonte da pesquisa:


Espero que tenha gostado da postagem! 
Beijos no coração, e seja sempre Bem Vindo!

- Blog INFORMATIVO - 

Gosta de manter-se atualizada?  Confere as novidades! ;)  Faça sua busca na caixa de pesquisa e seja sempre Bem Vindo!  Grata pela atenção! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário