quarta-feira, 2 de maio de 2018

Guerreiras Medievais Citia

Cítia

Amazona cavalgando em roupas citas
Vaso ático, ca. 420 a.C.
As evidências arqueológicas parecem confirmar a existência de "mulheres-guerreiras" entre os sármatas, além do papel ativo das mulheres tanto na vida social quanto nas operações militares daquela sociedade. As sepulturas com corpos de mulheres sármatas armadas correspondem a cerca de 25% do total encontrado, e quase todas eram enterradas com arcos.

Segundo a arqueóloga russa Vera Kovalevskaya, enquanto os homens citas estavam longe, guerreando ou caçando, as mulheres assumiam um estilo de vida nômade, e aprendiam a defender a si mesmas, aos seus animais e pastos de maneira competente. Antes que a arqueologia moderna descobrisse diversas sepulturas citas destas guerreiras, enterradas sob kurgans na região das montanhas Altai e da Sarmácia,dando uma forma minimamente concreta, finalmente, aos contos gregos de amazonas a cavalo, a origem da história das amazonas tinha sido sujeitada a muitas especulações, por diversos estudiosos da filologia clássica.

Segue abaixo algumas imagens que colhi, do Google para ilustrar figuras de Mulheres Guerreiras na época Medieval (Citia) 






































Existem por fatos outras versões que foram influenciada pelo mito das amazonas:

De acordo com (Plutarco, no seu Teseu, e Pausânias), tumbas das amazonas podiam ser encontradas frequentemente por todo o mundo grego, juntamente com estátuas que as representavam. Tanto em  Cálcia como em Atenas, segundo Plutarco, existia um Amazoneu, ou santuário dedicado especialmente às amazonas, o que implicava a presença de um culto. No dia que antecedia a Teseia, em Atenas, sacrifícios eram feitos anualmente às amazonas. Em tempos históricos, as donzelas gregas de Éfeso executavam uma dança circular, vestindo escudos e armas, uma tradição que teria sido estabelecida por Hipólita e suas amazonas. As amazonas também teriam erguido uma bretas, ou estátua de madeira, da deusa Ártemis.


Espero que gostem!
Sejam sempre bem-vindos! 

- BREVE -

Mais linkes relacionados com seres da Mitologia Grega


- Blog INFORMATIVO - 

Gosta de manter-se atualizada?  Confere as novidades! ;)  Faça sua busca na caixa de pesquisa e seja sempre Bem Vindo!  Grata pela atenção!